Adopção

• Uma atitude consciente
• A escolha do cachorro
• A chegada a casa

Uma atitude consciente

A
decisão de adopção de um animal deve ser resultado de uma profunda reflexão consciente sobre a capacidade e vontade real de satisfazer as necessidades primárias a que um animal obriga.
Neste contexto, adoptar um animal por impulso, simplesmente para satisfazer um desejo primário ou inconsciente, por vaidade (uma determinada raça está mais na moda), é a todos os níveis condenáveis. Um animal de estimação requer cuidados específicos e obriga a criação de laços muito fortes. Esta disponível a este compromisso? Nem todos os humanos merecem ter um animal de estimação.

Quatro necessidades básicas para adoptar um animal:

• Possuir instalações adequadas às necessidades do um animal.
• Ter disponibilidade financeira para providenciar ao animal cuidados médicos e alimentação.
• Disponibilidade e vontade de prestar os cuidados mínimos de afecto e exercício físico ao animal.
• Estar ciente que o animal irá crescer e num curto espaço de tempo, assumirá um estado de adulto, alterando assim o seu comportamento.
Se estas necessidades se enquadram nos seus desejos, parabéns pode ter um animal de estimação. Se eventualmente não tiver estas condições desista e sinta-se uma pessoa responsável e aguarde pelo momento oportuno.

Adopte um amigo, não uma “dor cabeça”!!!


A escolha do cachorro

Na selecção do seu animal de estimação deve ter sempre presente que ira coabitar com um novo inquilino e portanto mediante as condições que dispõe tenha em atenção os seguintes factores:
• Tamanho do cão em adulto.
• Pêlo curto ou cumprido.
• Necessidade de muito ou pouco exercício diário.
• Cão de companhia, guarda ou outra.
• Fica no interior ou exterior.
• Macho ou fêmea.
• Comprar ou adoptar?

Após uma reflexão sobre estas questões e tendo em conta aproximadamente 400 raças de cães homologadas pela Federação Cinológica Internacional cheg
ou o momento da verdade.

Onde comprar?

Caso não esteja familiarizado com o assunto e optar por um cão de raça específica, deverá obter as listas de criadores junto das associações de canicultura, nos clubes de raças, consultar revistas da especialidade ou ainda consultar profissionais em lojas de animais.
Pense maduramente antes de se decidir. Como em todos os sectores da vida existe o bom e o péssimo. Exija garantias e

NUNCA ADQUIRA OU ADOPTE POR IMPULSO.

Se não estiver interessado num animal de raça e optar pela adopção, dirigir-se a uma associação, ao canil municipal ou a um abrigo para cães vadios que exista na sua localidade.

Qual a idade ideal?

Se adquirir o cachorro, a idade ideal é por volta das 10 semanas (a idade mínima legal é de 8 semanas). Deve obrigatoriamente ter as primeiras vacinas (portador de boletim de vacinas), estar desparasitado, microchip e ainda o pedigre se for caso disso. Certifique-se que esta de boa saúde e que assiduamente conviveu com seres humanos.
Na adopção normalmente o animal já é adulto, devendo contudo certificar-se do seu estado de saúde antes de o levar para casa principalmente se têm crianças.

A chegada a casa


Deixe o animal familiarizar-se e reconhecer o novo ambiente. Por norma serão necessários 1 a 2 dias para esta adaptação, devendo desde o inicio sociabiliza-lo com o espaço por si demarcado para ele. Qualquer alteração posterior ser-lhe-á difícil ou quase impossível desalojá-lo quando chegar à idade adulta.
Deve ainda ter em atenção o local onde vai alimenta-lo tendo em conta que o espaço é suficiente para dois recipientes: um comedouro para os alimentos e um bebedouro para a água.
Crie com o cachorro ou cão adulto uma “cumplicidade” agradável e comece a desfrutar do seu companheiro. Esta atitude ira simplificar imenso a familiarização do animal.